sobre o Studio Sobre o Método Aulas

Home / Pilates

Pilates



Sobre o método

O método Pilates, ou Contrologia, é um sistema completo de exercícios sistematizados, criado entre as décadas de 1920 e 1930 por Joseph Hubertus Pilates. Utilizando aparelhos e equipamentos concebidos e construídos a partir das necessidades dos praticantes, o Método Pilates destaca-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado por especialistas e praticantes como o mais eficiente método de condicionamento físico da atualidade. Joseph Pilates era aficionado pelos princípios clássicos de harmonia e beleza do corpo da Grécia antiga, bem como pelos princípios de resistência e força pelo povo espartano. Nessa busca pelos elementos que propiciam o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente, em seu livro "YOUR HEALTH", de 1934, escreve a respeito da Contrologia:

‘É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo. '

"A contrologia começa com o controle da mente sobre os músculos. Respeitando milhares e milhares de células cerebrais, ativando assim novas áreas e estimulando o posicionamento da mente".

O método Pilates trabalha a coordenação de corpo, mente e espírito. Desenvolve o corpo, mente e espírito. Desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. O condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade... Nós temos de tentar alcançar constantemente corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite de nossa capacidade".

Este conceito, de mais de 6 décadas, hoje é conhecido como longevidade cerebral e física, e é a base dos trabalhos integrativos que buscam a harmonia da trilogia corpo-mente-espírito.

 

A História do criador: Joseph Pilates

Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1881, Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, devido aos seus problemas de saúde praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe.

Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados.

Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois ele retornou à Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.

Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do studio, dando continuidade ao trabalho do marido. Por volta de 1970, ela fez convites a alguns alunos de Joseph Pilates, passando a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna do studio na década de 50.

O Método chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates

Voltar | Topo | Home