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COMO O PILATES AJUDA NA FORMAÇÃO DO CORPO DO BAILARINO

30/03/2020


Controlar o centro do corpo é a chave para evitar lesões e utilizar a potencialidade máxima do corpo do bailarino.

Joseph Pilates criou um sistema em que a base era a integração do corpo, mente e espírito, promovendo equilíbrio e harmonia através de exercícios físicos. O Método Pilates tem como base exercícios que trabalham os músculos expiratórios que são aqueles que estabilizam a coluna…um deles é o transverso abdominal, um outro estabilizador, o multífidos. Os músculos trasversos abdominais, em interação com o diafragmaa, o assoálio pélvico e os abdominais superficiais formam o power house (casa de força), ou um termo muito utilizado atualmente, o core control.(core,núcleo, control de controle..ou o controle do núcleo). Joseph Hubertus Pilates, tinha propósitos de vida, voltados para uma alimentação sadia e prática de exercícios, talvez por ser filho de uma naturopata e uma campeão olímpico. Seus propósitos eram segundo o Guia da Aliança Mundial de Pilates (PMA GUIDE):

  1. “Saúde integral do corpo: poderia ser alcançada através de exercícios, de uma dieta adequada, boa higiene, bom sono, bastante luz solar e ar fresco, além de equilíbrio entre trabalho, recreação e descanso.”
  2. “Engajamento total do corpo: Para obter as realizações mais elevadas do corpo dentro do escopo das nossas capacidades em todos os aspectos da vida, devemos nos esforçar constantemente para desenvolver corpos fortes e saudáveis e para desenvolver nossas mentes ao máximo das nossas habilidades.”
    “O engajamento total do corpo é a disciplina total e física, a ética no trabalho e uma atitude em relação a si mesmo onde se assume o estilo de vida necessário para alcançar a saúde integral do corpo.”
  3. “Respiração: acima de tudo aprenda a respirar corretamente, ar para dentro e ar para fora, expire completamente. O trabalho respiratório que gera o fortalecimento dos músculos abdominais são a base dos exercícios do método Pilates. A respiração é parte integrante do funcionamento geral do corpo, aumentando a capacidade volumétrica, oxigenação e outras mudanças fisiológicas. A inspiração e expiração consistente e plena ajudam o sistema circulatório a nutrir todos os tecidos do sangue rico em oxigênio eliminando impurezas e subproduto do metabolismo. Pilates chamava esse mecanismo de limpeza de “Internal Shower” que revigora e rejuvenesce a mente e o corpo.”

O trabalho de Joseph Pilates inclui alguns princípios básicos: concentração, controle, precisão, isolamento, integração, centralização, fluxo do movimento, respiração e rotina.

Em 1991, Alice Becker Denovaro, bailarina profissional trouxe o método para o Brasil, depois de tê-lo praticado por dois anos na Califórnia e se reabilitado completamente de uma lesão grave no joelho, melhorando assim, a sua performance e tornando-se solista da companhia do Balé do Teatro Castro Alves. No bairro da Federação, na Bahia, montou o primeiro estúdio de Pilates do Brasil, disseminando o método no Brasil e criando a Physio Pilates, empresa pioneira no método.


(Fonte:https://physiopilates.com/blog/veja-como-o-pilates-ajuda-na-formacao-do-corpo-do-bailarino/)

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